ECONOMIA: Poupanças em Portugal: certificados de aforro a crescer (mas menos)
Os certificados de aforro aumentaram 2,2 mil milhões de euros em Junho, o primeiro mês de comercialização da nova série F. Em causa estão dados divulgados esta Segunda-feira (24 de Julho de 2023) pelo Banco de Portugal, que confirmam que o dinheiro aplicado pelas famílias em produtos de poupança do Estado está a subir há 15 meses seguidos.
O stock de certificados de aforro chegou aos 33.220,54 milhões de euros em Junho, mais 670,36 milhões de euros que no mês anterior. O montante cresceu, é verdade, mas verificou-se um travão face ao ritmo dos meses anteriores.
A subida no montante aplicado nestes produtos continua a mais que compensar a queda registada nos certificados do Tesouro, que decorre há 20 meses. Em Junho, os certificados do Tesouro voltaram a ter uma evolução negativa: o stock caiu 222,28 milhões de euros para 12.296,58 milhões.
De acordo com a publicação, ao todo, o conjunto dos certificados de aforro e Tesouro fixou-se, em Junho, nos 45.517,12 milhões de euros, o que significa que aumentou em cerca de 448,08 milhões de euros.
ECONOMIA / INVESTIMENTOS / NEGÓCIOS / TURISMO - economiainvestimentosenegocio@gmail.com
Comentários
Enviar um comentário