IMOBILIÁRIO: Casa nova? Cuidados a ter ao escolher a empresa que faz as mudanças...



Fazer mudanças em casa pode ser uma dor de cabeça, nomeadamente quando é preciso transportar muitas peças de mobiliário – como sofás, frigoríficos, mesas etc. – para a nova habitação. A solução passa, muitas vezes, pela contratação de uma empresa. Mas há cuidados a tem em conta durante este processo, sendo que há registos de reclamações por parte de muitos consumidores. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana. 

Caso prático: Quero contratar os serviços de uma empresa de mudanças, mas tenho receio do que possa acontecer com a minha mobília e outros objectos. Já me disseram que esta prestação de serviços por ser defeituosa. O que devo fazer para escolher bem a empresa de mudanças?

Resposta: Como bem refere, a Deco tem recebido relatos de consumidores que viram os seus artigos danificados e que pediram o nosso apoio para resolver esses problemas. 

A lei é clara: a actividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem, no âmbito nacional ou internacional, só pode ser exercida por empresas com fins comerciais e licenciadas pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). Assim, aconselhamos a consultar no site do IMT a lista de contactos das empresas licenciadas para escolher de forma mais esclarecida e segura. 

Deixamos-te alguns conselhos...

* Não confie em entidades não licenciadas. Aquelas que apenas promovem os seus serviços em anúncios locais (em papel de parede, por exemplo) ou que praticam serviços cujo montante é demasiado baixo face ao valor habitualmente praticado;

* Solicite diversos orçamentos (que devem ser apresentados em suporte físico, isto é, por escrito). Compare todos os orçamentos, analise os respectivos serviços prestados e faça uma escolha acertada;

* Se o transporte não for simples ou fácil, convém que um dos técnicos da empresa se desloque a sua casa para averiguar o que vai ser realmente transportado, evitando surpresas no final;

* Confirme se a empresa tem um seguro e se o mesmo é válido (este requisito confere maior segurança caso ocorra algum dano aos bens transportados) e, em caso afirmativo, quais as exclusões e montantes cobertos;

* Solicitar o serviço de empacotamento pode implicar um ligeiro aumento do preço final, mas pode ser uma vantagem já que, em princípio, os bens serão devidamente acondicionados e transportados.

Se algum dos seus bens ficar danificado durante o transporte, pode pedir a guia de transporte, onde deverá descrever a ocorrência e reclamar o pagamento da compensação devida. Caso a empresa se recuse a resolver a situação, peça o livro de reclamações e explique o sucedido por escrito. Como a sua reclamação será avaliada pelo IMT, a empresa terá todo o interesse em resolver a questão. 

Informe-se connosco!

Contactos: +351 913 335 560 / nuno.garrido@casaviva.pt / @nuno_miguelgarrido

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