IMOBILIÁRIO: Casas vazias em boas condições são quase 250 mil em Portugal
Há mais 720 mil casas vazias em Portugal, a maioria com condições de habitabilidade. Muitas estão no mercado de venda ou arrendamento à espera de novos moradores. Mas quase 250 mil casas estão vazias por outros motivos e sem rumo à vista, apesar de não precisarem de reparações. Mas porque é que isto acontece? Não se sabe ao certo, motivo pelo qual o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) recomenda “promover o aprofundamento do conhecimento sobre os factores que contribuem para persistência de imóveis vagos, mas com condições de habitabilidade”.
O IHRU publicou recentemente o estudo sobre "Territórios com falta ou desadequação da oferta habitacional em Portugal", que foi pedido no âmbito do Programa Nacional de Habitação (PNH), aprovado em Janeiro de 2024 pelo antigo Governo socialista de Costa. E recorda que, à data dos Censos 2021, havia 723.215 casas vazias no país, o que corresponde a 12,1% do número total de alojamentos familiares clássicos existentes (4.142.581).
“A distribuição dos alojamentos vagos encontra-se, maioritariamente, nos municípios onde existe maior procura, com destaque para Lisboa e Porto. Deste modo, conclui-se que apesar de municípios poderem apresentar um excedente de alojamentos não significa que não se encontrem com pressão urbanística”, lê-se no estudo.
Casas vazias em boas condições em Portugal
Dados dos Censos 2021 | Casas sem necessidade de reparações
A grande maioria destas casas vazias em Portugal encontravam-se em boas condições de habitabilidade (485.461), ou seja, localizava-se num edifício sem necessidades de reparação ou com necessidades ligeiras. Mas, deste universo, apenas 236.927 alojamentos estavam no mercado para venda ou arrendamento.
As restantes 248.534 casas em boas condições encontravam-se vazias por outros motivos. “Nos vagos por outros motivos encontram-se os alojamentos que estão desocupados por motivo de falecimento do anterior morador, alojamentos que aguardam partilha de herdeiros, situações em que o alojamento aguarda por obras de beneficiação, entre outras situações”, explica o IHRU no estudo.
É neste contexto que o instituto recomenda “promover o aprofundamento do conhecimento sobre os factores que contribuem para persistência de imóveis vagos, mas com condições de habitabilidade, identificados nos Censos 2021 como 'vagos por outros motivos'. Este trabalho deveria ser desenvolvido em parceria com as autarquias locais, o INE, o LNEC e a comunidade académica, com vista a melhorar a compreensão do fenómeno e reforçar a eficácia das políticas públicas de habitação”, conclui.
De notar ainda que, neste universo total de casas vazias, contabilizaram-se mais de 230 mil alojamentos com necessidades de reparação, dos quais 111.170 estavam para vender ou arrendar e 126.584 estavam vazios por outros motivos.
Contactos: +351 913 335 560 / nuno.garrido@casaviva.pt / @nuno_miguelgarrido
#casas #imoveis #habitacao #apartamento #moradia #prédios #comprarcasa #vendercasa #comprarcasapararenovar #vantagens #desvantagens #guiapratico #larideal #portugal #imobiliario #comprarimóveis #vendadebensimoveis #casasvazias #casasdevolutas #tendencias #avaliaçãodeimóveis #maisvalias #procurarcasa #maisvalias #propertiesforsale #realestate #mercadoimobiliario #mercadoimobiliarioportugues #realestate #casasemportugal #casasdeportugal
Comentários
Enviar um comentário