OUTROS TEMAS: Férias em Setembro - 6 destinos com sol, mar e bons preços



Setembro pode ser o segredo bem guardado das férias de Verão. Com menos multidões, preços mais acessíveis e temperaturas ainda convidativas, é o momento ideal para quem quer viajar com mais tranquilidade e menos filas.

Assim, os planos que se fazem em Agosto podem ser igualmente traçados em Setembro, sobretudo porque com estas estações imprevisíveis nunca se sabe quando virá o último mergulho da época. E o que é certo é o histórico dos anos anteriores mostra que este mês tem prolongado o calor.

Ora, mas para onde ir?

Por que viajar em setembro pode ser uma boa ideia

Esta é a altura ideal para viajar. Porquê? Dentro ou fora da Europa, vários são os lugares onde o calor mantém-se firme e os preços começam a ficar mais amigáveis em comparação com os meses de Julho e Agosto – pico do Verão – desde a estadia aos voos. 

A este fenómeno, chama-se “shoulder season”, o que se traduz na meia estação, isto é, não está o calor extremo de verão, mas o frio também ainda não deu as boas-vindas.

Quanto mais se caminha na direcção do Outono mais os preços vão caindo aos soluços.

Bali, Indonésia: o país que tem duas estações



Há aquelas viagens que vamos deixando para depois porque parece que fogem sempre do orçamento. Bali é uma delas, mas planeado com tempo e antecedência, bem como, programado para a altura certa, pode encontrar grandes oportunidades. 

A partir de Setembro, o excesso de turistas que se encontra no pico de alta temporada começa gradualmente a dispersar, sobretudo porque começa a caminhar-se para a época de chuva, que arranca em Outubro/Novembro. Ainda assim o calor não deixa de se fazer sentir em larga escala e os valores dos voos, por consequência, costumam encontrar-se a valores mais acessíveis. 

Este é um destino que faz as delícias dos surfistas experientes, os mesmos que contribuem para aumentar o número de turistas anuais. No entanto, Setembro é também dos últimos meses que marca a temporada de boas ondas, pelo que a procura vai diminuindo por contraste aos meses de Julho e Agosto. 

Mas nem só de surf vive a Indonésia, vários são os templos e ilhas com paisagens de cortar a respiração que pode visitar.

Contrariamente à Europa, a Indonésia rege-se por duas estações: 

Época de chuva – de Outubro a Abril;

* Época de seca – de Maio a Setembro.

Embora, tenha um clima tropical o ano todo, habitualmente é durante a época de chuva, que corresponde ao Verão, que as temperaturas são mais elevadas. 

Apesar da distância em relação a Portugal encarecer os voos, a Indonésia é um país acessível, nomeadamente pela diferença entre moedas oficiais. O custo de vida é mais baixo, o que permite aos europeus viajar sem gastar muito. 

Split, Croácia: cidade e praia no mesmo lugar



Em Setembro os termómetros mantêm-se agradáveis – na faixa dos 24 graus –, não há uma corrida desenfreada às praias por turistas; consegue ver as cidades mais despidas sem que estejam inundadas de pessoas e os valores vão decaindo, embora a conta-gotas.

Nalguns pontos turísticos, este mês segue a mesma tabela de preços da época alta, como é o caso do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice cuja entrada custa:

40 euros entre Junho e Setembro;

Já em Outubro desce para os 23 euros;

A partir de Novembro até Março as visitas ficam a 10 euros;

Mas, além da região montanhosa, a Croácia também guarda em si várias praias que são amor à primeira vista. Exemplo disso, é a cidade de Split. Aqui tanto pode enterrar os pés na areia e dar mergulhos até ao pôr do sol, como apreciar o centro histórico.

Os voos mais acessíveis para a Croácia costumam ser para Zagreb e em Setembro, já se sente uma diferença de valores. De acordo com a plataforma momondo, em Agosto a média de preço ronda os 347 euros e em Setembro cai para os 316 euros.

Sul e Arquipélagos, Portugal: adeus, multidões



Entre portas também há sítios paradisíacos que em Setembro começam a despedir-se das aglomerações, sobretudo porque a vida escolar volta a acenar para os mais novos e a maioria regressa igualmente às suas rotinas de trabalho.

Enquanto as pessoas vão, o calor no sul do país fica e permanece à volta dos 27 graus – no Algarve – altura ideal para ganhar as últimas marcas de bronze, bem como, escapar à falta de estacionamento e trânsito congestionado, que começa a diluir-se no caminho para a praia.

Além disso, quem ambicionava ir de férias para Portugal Insular, mas abanou a cabeça ao ver os valores para a época alta, pode voltar a trazer para a conversa esta possibilidade. 

Em Setembro, algumas agências de viagens começam a fazer pacotes promocionais tanto para a Madeira como para os Açores. Estimativas da momondo, dão conta que os voos para Ponta Delgada, por exemplo, passam de 191 euros em Agosto para cerca de 125 euros em Setembro. 

Fethiye, Turquia: férias econômicas e surpreendentes



Se os requisitos para as suas férias de Verão em Setembro são um clima favorável, beleza natural e uma opção low-cost porque o orçamento não é de sobra, é em Fethiye, na Turquia, que o(a) encontraremos no próximo mês.

Prepare-se para o encher o álbum de fotografias do telemóvel com imagens de paisagens deslumbrantes das praias de Fethiye, aquelas que rapidamente serão reencaminhadas para os colegas que já regressaram ao trabalho.

A praia de Ölüdeniz, a praia de Çaliş, o Butterfly Valley e o centro histórico são alguns dos pontos turísticos que tem de riscar da lista de afazeres. 

As temperaturas em Setembro ainda se mantêm elevadas com os termómetros a bater nos 28 graus. Nesta região, aquando desta altura, o custo médio por estadia ronda os 70 euros por noite. 

Corfu, Grécia: natureza em estado puro



Em Corfu, as temperaturas calorosas também se estendem para Setembro pelo que continuam a ser convidativas para banhos de sol e de mar, debaixo dos cerca de 27 graus, que habitualmente se fazem sentir.

Nesta ilha, a lista de praias com águas cristalinas que faz qualquer um não se conter nos elogios é extensa. Várias são aquelas consideradas “selvagens”, cujo acesso é feito por mar: a Praia de Rovina, a Praia de Limni e a Praia de Chomi, em Liapades, são alguns exemplos.

Mas existem tantas outras que são paragem obrigatória, como é o caso da Praia Agios Spiridon, da Praia Avlaki e do Porto Timoni.  

Em geral, a média de estadia em Setembro ronda os 120 euros por noite. 

Galiza, Espanha: perto, bonito e tranquilo



Se é daqueles que não gosta de viagens longas para chegar ao destino, aqui ao lado a Galiza aguarde para que finalmente tire os seus merecidos dias de férias com temperaturas amigáveis, se o tempo colaborar.

Sendo menos explorada pelo turismo de massa, como é por exemplo o caso de Barcelona, os preços tendem a não sofrer tanto com a inflação. Desta forma, com mais facilidade consegue uma estadia por volta dos 80 euros por noite. 

Além de praias com paisagens que obrigam a tirar o telemóvel do bolso, a Galiza conta ainda com mar ideal para a prática do surf. A Praia de Pantín é bastante requisitada e chega a ser palco de competições de surf internacionais. 

Independentemente do destino escolhido o que interessa é recarregar energias e deixar que o calor derreta as preocupações que a rotina faz sobressair. 

Contactos: +351 913 335 560 / nuno.garrido@casaviva.pt / @nuno_miguelgarrido

Facebook / Instagram

Grupo WhatsApp

#casas #imoveis #habitacao #apartamento #moradia #prédios #comprarcasa #vendercasa #comprarcasapararenovar #vantagens #desvantagens #guiapratico #larideal #portugal #imobiliario #comprarimóveis #vendadebensimoveis #tendencias #avaliaçãodeimóveis #maisvalias #procurarcasa #maisvalias #propertiesforsale #realestate #mercadoimobiliario #mercadoimobiliarioportugues #ferias #vacation #sol #mar #bonsprecos #escapadelas #realestate #casasemportugal #casasdeportugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

IMOBILIÁRIO: T2+1 com 70 m2 - Rua da Silva - € 900,00

IMOBILIÁRIO: Imóveis disponíveis ao momento

IMOBILIÁRIO: ARRENDAMENTO: Apartamento T0 - 25 m2 - renovado - Alvalade - € 750,00