IMOBILIÁRIO: Rendas das casas pagas pelos inquilinos com subida estável em Janeiro...
As rendas das casas pagas pelos inquilinos em Portugal parece que estão a estabilizar a subida, depois de passar vários meses do ano passado a desacelerar. É isso que revelam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE): a variação anual das rendas aumentou 5,1% em Janeiro de 2026, estando ligeiramente acima do mês anterior.
Considerando todos os contratos de arrendamento actualmente em vigor, o INE conclui que a variação homóloga das rendas de habitação por metro quadrado efectivamente pagas pelos inquilinos foi de 5,1% em Janeiro de 2026, ligeiramente acima dos 4,9% observados no mês anterior. Estes dados podem indicar uma estabilização da subida das rendas em torno de 5%, após um longo período de desaceleração.
A nível geográfico, "todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo a Madeira registado o aumento mais intenso (6,7%)", refere o boletim divulgado pelo INE na passada Quarta-feira (11 de Fevereiro de 2026).
O INE destaca ainda que o valor médio das rendas de habitação por m2 registou uma variação mensal de 0,8% no primeiro mês do ano, quando em Dezembro de 2025 tinha sido de 0,2%. "As regiões com a variação mensal positiva mais elevada foram a Península de Setúbal e a Madeira (1,0%), não se tendo observado qualquer região com variação negativa do respectivo valor médio das rendas de habitação", lê-se no boletim.
Importa ainda referir, de resto, que a atualização legal das rendas em 2026 permite aos senhorios aplicar um coeficiente de 2,24% sobre contratos de arrendamento com mais de um ano, podendo acumular correcções dos três anos anteriores, o que significa que algumas rendas podem subir até 11%, tal como escrevemos neste artigo. Estes ajustes permitidos pela lei podem influenciar parcialmente a variação homóloga das rendas das casas pagas pelos inquilinos à medida que são actualizadas.
Recorde-se que estas estatísticas consideram todos os contratos de arrendamento atualmente em vigor e não apenas os novos.
Contactos: +351 913 335 560 / nuno.garrido@casaviva.pt / @nuno_miguelgarrido


Comentários
Enviar um comentário