OUTROS TEMAS: Lisboa no pódio das melhores cidades do mundo para Arte Urbana
Lisboa acaba de ser reconhecida pelo ranking mundial da plataforma ‘Street Art Cities’ com o 3.º lugar entre as melhores cidades do mundo para os amantes de arte urbana. A capital portuguesa foi apenas ultrapassada por Madrid, que conseguiu o 1.º lugar, e Atenas, que alcançou a 2.ª posição no ranking.
O reconhecimento pela maior comunidade digital do mundo dedicada à arte urbana projecta Lisboa como um destino de excelência para os apreciadores deste tipo de arte, conseguindo mesmo ultrapassar cidades emblemáticas como Berlim (7.º lugar), Londres (8.º), Nova Iorque (10.º) e Paris (13.º).
Factores como a quantidade e qualidade das intervenções no espaço público, a relevância cultural e o impacto comunitário foram fundamentais para que Lisboa recebesse esta distinção. O mural “Calypso”, assinado pela artista nacional Patrícia Mariano, no Bairro da Bela Flor em Campolide, é um dos destaques da arte urbana lisboeta. Esta obra, criada no âmbito da 6.ª edição do Festival MURO 2025, chegou à final na categoria de "Melhor Mural do Mundo" e conseguiu o 5.º lugar global entre centenas de candidatos internacionais.
De acordo com o comunicado da Câmara Municipal de Lisboa, este reconhecimento é a consolidação da estratégia do município em termos de dinamização artística e cultural do espaço público e comunitário, assim como do talento destes artistas.
Os percursos de arte urbana em Lisboa, com roteiros pelos bairros históricos e zonas de expansão, têm atraído milhares de turistas que apreciam obras de nomes reconhecidos da arte urbana no país, como Vhils e Bordalo II, assim como de novas vozes da cena contemporânea.
Contactos: +351 913 335 560 / nuno.garrido@casaviva.pt / @nuno_miguelgarrido

Comentários
Enviar um comentário