IMOBILIÁRIO : Alojamento Local: dicas para transformar a casa num negócio
Tem uma casa ou uma propriedade e não sabe o que fazer com ela para gerar lucro? Transformar a sua casa num negócio com a criação de um alojamento local pode ser a solução. É um processo fácil, simples, e que pode ser uma fonte alternativa de rendimento. Mas antes disso, há algumas informações e dicas importantes que deves considerar - nomeadamente as novas leis à vista do Mais Habitação.
O que é, afinal, um alojamento local?
O conhecido alojamento local é um termo que utilizamos quando nos referimos aos alojamentos destinados a pessoas (singulares ou em grupos) que querem passar uns dias numa localidade específica - seja ou não em lazer. São imóveis licenciados para qualquer actividade turística, e incluem as guesthouses, os bed and breakfast, estalagens, quartos, apartamentos de para férias de verão. Qualquer espaço que ofereça um alojamento temporário para que possamos passar uns dias a relaxar e a tirar a cabeça do stress do trabalho é considerado um alojamento local.
Uma das diferenças entre um alojamento local e um hotel é o facto de os alojamentos serem muito mais cozy, espaços mais personalizados, mais íntimos, com mais vida. Existe um ambiente mais caseiro, os anfitriões geralmente criam uma ligação mais próxima com os hóspedes e há muito mais ofertas a circular, consoantes as suas preferências de estilo, localização, orçamento, etc.
Hoje em dia há já várias plataformas com a opção de reservar um alojamento local e têm contribuído para que este tipo de alojamento se torne cada vez mais viral. Pode também ser mais económico, mais autêntico e mais envolvente na cidade ou localidade que escolher visitar.
É a escolha ideal para conheceres a cultura tradicional de uma terra que ainda não visitou e deixar-se fundir com as qualidades e experiências únicas que pode viver, coisa que num hotel é muito mais difícil de alcançar.
O que deve ter em conta para transformar a casa num alojamento local
1. Preste atenção às leis e regulamentos que deve seguir para transformar a sua casa num alojamento local. Consulte as autoridades governamentais, estude as regras, condições, obrigações fiscais e requisitos necessários para dar os primeiros passos na direcção do sucesso do seu negócio de habitação. E lembre-se que o novo pacote do Mais Habitação trará novidades nesta matéria.
2. Ninguém pode começar um negócio sem ter antes um plano bem estruturado, detalhado, organizado. Descreva os seus objectivos, estratégias de marketing e publicidade. O seu público-alvo e todos os custos e preços que pretende estabelecer. Um plano de negócio é essencial para uma boa organização e para que tudo esteja encaminhado ao longo do processo.
3. Mais burocracia. Obtenha tudo aquilo que precisa (aquela papelada que ninguém gosta) para que comece um negócio de alojamento local. Licenças, autorizações, inspeções, seguros, regulamentos… não deixe escapar nada para que corra tudo pelo melhor.
4. O seu alojamento local terá de ter dois pontos essenciais: segurança e comodidade. Assegure-se que os seus hóspedes se sentem seguros - instale detectores de fumo, saídas de emergência, iluminação suficiente, extintores de incêndio e fechaduras com protecção forte. Para que eles se sintam cómodos, tenha especial atenção à roupa de cama e às toalhas que fornece, ofereça artigos de higiene pessoal, coloca à disposição instrumentos básicos de cozinha, ar condicionado, aquecimento central e internet gratuita. O ideal é que eles se sintam em casa durante a estadia no seu alojamento local. Se quiser sobressair-se, ofereça pequeno-almoço gratuito, invista mais nos equipamentos de cozinha ou dá acesso ao jardim ou a um espaço exterior.
5. Limpeza: a eterna obrigação de qualquer alojamento local. Limpe o seu espaço de forma o mais regular possível, de uma ponta a outra, para receber críticas positivas e atrair mais hóspedes. Uma coisa é certa: se a sua casa estiver impecavelmente limpa, o seu hóspede será feliz.
6. Coloque o seu alojamento local numa plataforma de anúncios. Anunciar o seu alojamento online com um anúncio atractivo e criativo pode ajudar a alcançar mais hóspedes. Considere contratar um fotógrafo para ter fotografias de alta qualidade, com descrições detalhadas e apelativas. O investimento em fotografias profissionais vai, com certeza, valer a pena.
7. Incentive sempre os hóspedes a deixarem comentários sobre como se sentiram durante a sua estadia. Peça feedback para ver o que pode melhorar (estamos sempre a aprender) e confira que as avaliações positivas podem ter um impacto significativo no negócio e, posteriormente, atrair mais hóspedes.
Mais dicas para ter um alojamento local inesquecível
O processo de criar e gerir um negócio de alojamento local que seja bem sucedido pede atenção aos pormenores, pede tempo, amor e empenho. Foque-se em gerir um espaço bonito, confortável e prático. Faça com que os seus hóspedes nunca se esqueçam da experiência que irão viver em sua casa.
1. A decoração é super essencial num alojamento local. Crie um ambiente acolhedor e opte por uma decoração versátil para agradar tanto a gregos, como a troianos. Para além de estar sempre limpo (óbvio), tem de estar bem conservado (requer revisões periódicas) e decorado com bom gosto. Acrescente toques pessoais e evite deixar o apartamento demasiado vazio e minimalista ou cheio de objectos decorativos. O equilíbrio é a chave para uma decoração perfeita. Aposte em cores neutras e iluminação natural.
2. Um alojamento local não passa só pelo imóvel em si. É importante abraçar a área que ele se encontra e destacar as atracções locais. E como um bom anfitrião de um alojamento local, pode dar dicas e conselhos sobre a zona, ser criativo e até criar um guia personalizado com uma lista de atracções e coisas para fazer na área, de forma a que hóspedes possam aproveitar ao máximo a sua estadia. Pode incluir restaurantes, bares, parques, zonas culturais e pontos de acesso a supermercados ou farmácias.
3. As regras da casa têm de ser claras e entendidas por todos os hóspedes. Comunique-as claramente nos seus anúncios e certifique-se que são perceptíveis e que não são exageradas. As regras podem incluir os horários de check-in e check-out, políticas para fumadores, regras para animais de estimação, horário de período de descanso e política de limpeza e pagamentos.
4. Hospitalidade, boa disposição e altruísmo são qualidades a desenvolver se for um proprietário de um alojamento local. Tenha uma comunicação o mais aberta e rápida possível com cada hóspede, responda prontamente a todas as suas dúvidas e pedidos e mostre-se sempre disposto a ajudar. A boa e eficiente comunicação é um ponto crucial para criar confiança e segurança com os hóspedes e para que eles tenham uma estadia excepcional.
5. Antes de decidir os preços a aplicar no seu alojamento local, faça uma pesquisa intensiva sobre o mercado local para definir preços competitivos mas que sejam, ainda assim, aceitáveis para o seu público-alvo. Una as estratégias de marketing para promover o seu espaço e tenha atenção aos factores que influenciam no preço, como a localização, as comodidades, o que a casa oferece e a sazonalidade.
6. Redes sociais – a ferramenta do futuro e que vai ajudar muito no arranque e prosperidade do negócio. Invista tempo e coração e dedique-se à publicidade através das redes sociais para alcançar mais interessados no seu alojamento local e expandir o seu negócio, quiçá, além fronteiras.
Ao juntares estas dicas com o seu empenho e responsabilidade, e vontade de proporcionar uma célebre e memorável experiência para todos os seus hóspedes, irá ter garantido um projecto de negócio de alojamento local com êxito e sustentabilidade.
Registe o seu imóvel
Para que o seu alojamento local possa entrar em acção é necessário, como primeiro passo, registar o imóvel – como registo de actividade – na plataforma Balcão Único Eletrónico (BUE). Esta ferramenta foi lançada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e é a condição obrigatória para proceder à exploração de um alojamento local.
É necessário ter actividade aberta nas Finanças de forma a efectuar este registo no BUE, e terá de comunicar previamente ao Presidente da Câmara Municipal da área do seu imóvel a intenção de começar o negócio. Depois de lhe ter sido atribuído um número de registo é só esperar pela vistoria à casa, que irá ser realizada 30 dias após ter registado o imóvel.
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